Sejam bem Vindos!!!

Unidade I


O PAPEL DA TECNOLOGIA NA SUA VIDA E NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

O sonho de voar é um desejo que despertou no homem ainda na Idade Antiga, quando os gregos Dédalo e seu filho Ícaro tentaram deixar Creta voando com asas artificiais a partir da cera do mel de abelhas e penas de gaivota.
No entanto é no século XV d.C. que o italiano Leonardo di Ser Piero da Vince foi reverenciado por sua engenhosidade tecnológica ao conceber ideias muito à frente de seu tempo; como um protótipo de helicóptero, o qual é conhecido como o precursor da aviação.
Outro gênio que teve uma invenção importante foi o americano Thomas Alva Edison, no século XX que de suas 2.332 patentes registradas estão a invenção da primeira câmera cinematográfica, o aperfeiçoamento do telefone, inventado por Antonio Meucci e a máquina de escrever. Mas entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada elétrica incandescente.
Dentre os muitos inventores científicos que contribuíram para o desenvolvimento da humanidade está o  brasileiro Alberto Santos Dumont considerados por todos nós brasileiros como o Pai da Aviação. Foi ele quem projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX.
Podemos então dizer que do sonho de voar o homem realizou o seu desejo que a cada dia é incontestável o progresso de sua evolução. Hoje, a Lua é o limite, mas amanhã o limite poderá ser Marte.
Já no campo da informática só Thomas Edison era capaz de acreditar que hoje podemos falar no Polo Sul e sermos visto e ouvido no Polo Norte. É uma transformação fantástica que nós vivemos e presenciamos esses acontecimentos construídos pelo homem em que só temos que agradecer a Deus. Tudo ficou mais fácil para as nossas vidas. Já não é mais preciso passarmos dias e mais dias para percorrermos uma distância de 3.000 quilômetros. O mundo todo está conectado. No momento em que se passa um acontecimento no Polo Norte, no Polo Sul está sabendo. Geograficamente a Internet nos uniu, ela é usada para tudo, tanto em redes sociais como o Orkut, facebook e o twitter até a propaganda de uma empresa, seja ela grande ou pequena. Hoje não podemos viver sem a Internet. Para a formação dos professores é imprescindível o seu uso, para os alunos é indispensável. Ela nos fornece a pergunta e nos remete a resposta. Mas, apesar de ser um suporte pedagógico imprescindível para a formação dos professores, muitos professores, principalmente no continente africano, ainda não tem acesso a ela.
Ser internauta é estar on line. Eu já estou no ar!
 RAMIRO LUIZ PEREIRA

O PAPEL DA TECNOLOGIA NA VIDA DOS PROFESSORES

A tecnologia tem fundamental importância na vida do educador principalmente quando se trata de passar adiante os conhecimentos adquiridos. Nota-se a necessidade de nos atualizarmos mediante aos tempos atuais. Isto inclui principalmente os meios tecnológicos (ferramentas de total relevância para a interação social).
            Segundo o pensador Augusto Cury, um professor brilhante se preocuraria apenas em passar os conteúdos programáticos. Já os professores fascinantes se prenderiam ao aprendizado onde traria para a vida do educando algo que contribuísse  significativamente para o seu crescimento. Isso se encaixa de uma maneira ampla ao que se refere-as exigências dos dias de hoje, onde professores são considerados a se adequarem a nossa realidade, com um mundo que invade nossas casas, escolas e vida que é a internet, onde só se adequa a essa vivência quem se permite ao novo. 
 FABIANA ARAUJO DE SOUSA

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E NÓS
            A tecnologia tem desempenhado um papel chave no desenvolvimento humano com o passar do tempo através das mais variadas criações como: impressão de livros, balões, aviões, carros, aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, computadores... E como usar essas novas ferramentas nas nossas vidas e no trabalho?
            Bem, utilizar de forma correta e eficiente a tecnologia que dispomos não é uma tarefa fácil para se fazer pois a cada dia surge versões novas, mais aprimoradas. Dessa forma, devemos estar em constante atualização.
            É, sem dúvida alguma, inegável hoje afirmar ser possível viver sem esses mimos modernos para se executar tarefas diárias. Já pensaram o quanto é difícil ficar sem o aparelho celular por um dia? É angustiante!  Além do mais, eles se tornaram mais que um celular, são praticamente um minicomputador. E quem nunca passou o dia trabalhando e ficou ávido para chegar em casa e dar uma olhada no seu Twitter ou Facebook? E como é atormentador e prejudicial quando o nosso PC quebra! Nos faz sentir que não consiguiremos terminar com o trabalho já que praticamente tudo que devemos fazer é por eles.
            Então, com tantos aparatos nas nossas vidas, não há como ignorá-los como meios pelos quais adquirimos conhecimentos mais fáceis e de forma mais eficientes, pois podem ser usados como pontes que ligam a necessidade a nossa realidade. Um grande exemplo é visível nas formações profissionais que são ofertadas à distância. Profissionais que sofrem com a falta de tempo para se capacitarem ou até mesmo conseguir entrar numa graduação, podem fazê-lo por meio on line em qualquer lugar com acesso a rede mundial de computadores.
            Sendo assim, devemos procurar por meios corretos e reflexivos, usar essas ferramentas  novas que já fazem parte do nosso cotidiano para fins de alcançar de forma produtiva também atualizações que permitam a aquisição de conhecimentos que nos falta.
RICARDO CÂMARA

 

Abraão Linconl


As novas tecnologias e o ensino de arte

Sobre o papel da tecnologia na formação do professor, percebemos que os processos de educação na contemporaneidade são permeados pelo desenvolvimento das tecnologias. Nesse sentido, o acesso à informática e a essas tecnologias representam uma nova perspectiva de mediação do conhecimento. No exercício da minha profissão enquanto mediador dos conhecimentos da arte, enxergo a importância do domínio dessas novas tecnologias, visto que, através do computador, podemos pesquisar, elaborar conteúdos, socializar através das redes sociais, articular pensamento, práticas e projetos, dinamizar o processo de interação no diferentes segmentos da comunicação. Em todas as áreas afins: Música, artes visuais, dança e teatro é possível encontrar possibilidades de aquisição e transmissão desse conhecimento para todos aqueles envolvidos no processo de aprendizagem. Sendo assim, é impossível pensar uma boa prática educativa em arte sem a interferência desse novos meios de comunicação. Logo, na atualidade, é imprescindível que o professor conheça a informática e suas diferentes possibilidades.

Cláudia Jacinto 


O uso da tecnologia da informática na escola

A informática deve ser incorporada às práticas pedagógicas para que possamos participar efetivamente do contexto de novos modelos de produção que estão sendo criados. E , a escola deve desenvolver em suas ações pedagógicas atitudes que visem inserir o aluno, e o professor, para que se tornem usuários e também produtores de conhecimentos advindos das novas tecnologias da informação e comunicação.
Mas como essa tecnologia está sendo utilizada nas escolas hoje, ainda? De forma deficiente e mecânica,os laboratórios chegaram mas não há um aproveitamento efetivo que leve o nosso aluno a se tornar competente nessa área.
Os motivos entre outros, passam pela formação dos professores que não sentem motivados a se inserir nesse contexto que gera tantas oportunidades além dos muros da escola. Entendemos que isso leva ao quadro exposto pelo texto, onde a exclusão do meio das novas tecnologias gera conseqüências negativas em todos os campos da sociedade; principalmente na hora em que ele poderia além de atuar como sujeito integrante dessa mesma sociedade, pode também criticar e analisar as suas práticas.
Enfim, o fato de implantar na escola disciplinas voltadas para as novas tecnologias não isenta essa mesma escola de proporcionar aos alunos e a todos, meios para que se reflitam também como se dá essa implantação e o porquê desse fato. E isso é possível ,basta vermos e participarmos de cursos como esse: introdução educação digital.

 Rosynelle Cunha


Tecnologia

A tecnologia tão usada na sociedade moderna tem raízes bem mais antigas do que se convencionou delimitar, ela é fruto de um processo histórico de desenvolvimento do saber técnico científico da humanidade, cujas origens remontam a Idade Média.
Nesse período temos a invenção da prensa, imprescindível para a disseminação do conhecimento e a transmissão de um saber que estava se constituindo. Já na Idade Moderna vemos o surgimento dos primeiros sinais de uma revolução não apenas industrial, mas também sócio-cultural. Nesse período floresce um conjunto de idéias chamado de Iluminismo, que com base na valorização do homem e da razão vai dar a fundamentação ideológica para o desenvolvimento da pesquisa científica, que por sua vez, resulta em desenvolvimento tecnológico e cientifico. Essa tecnologia é aprimorada nos séculos seguintes e vai culminar no século XX, com a invenção de um admirável mundo tecnológico. A sociedade atual está imersa no emaranhado sem fim de aparatos tecnológicos, para grande parte da população mundial – principalmente os mais jovens – é impossível pensar o mundo sem a tecnologia.
Os aparatos tecnológicos estão por toda parte, onde quer que se vá. Na padaria, no supermercado, no banco, clínicas médicas e hospitais. Enfim, em tudo que nos rodeia, podemos dizer que hoje é impossível viver sem toda essa tecnologia disponível. Mas, se a tecnologia é indispensável, qual é o papel do professor e da escola na transmissão do saber tecnológico? É possível formar um cidadão plenamente capaz de exercer o seu papel na sociedade sem o uso da tecnologia?
A sociedade requer cada vez mais da escola o papel de formar integralmente o cidadão, preparando-o para superar os desafios do mundo moderno. Portanto, em face do mundo em que vivemos, faz-se necessário introduzir o aluno no contexto sócio-político de sua época, e isso não será possível sem o uso das tecnologias modernas tão conhecidas por nós e por eles mesmos. Nossos alunos, nasceram nesse mundo tecnológico, eles não conhecem o mundo sem a internet, sem o celular, sem as respostas rápidas. Ao contrário, nós não somos frutos da sociedade imediatista, assim sendo, estamos em uma posição privilegiada para analisar a real importância do uso dessas tecnologias.
Cabe a nós professores e escola, mais do que ensinar, é necessário orientar para o uso sadio e proveitoso das tecnologias, formando com ética, preparando-os para os desafios que a sociedade impõe.